BLOG

Home | Blog | Como cortar custos e aumentar a…

ÚLTIMOS POSTS

CATEGORIAS

HISTÓRICO

26 de janeiro de 2018

Como cortar custos e aumentar a receita com a modernização do negócio

Categorias: Blog

Cortar custos e aumentar a receita, a produtividade e o lucro são objetivos de todo empreendedor. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, melhorar e otimizar os processos internos com a modernização é um diferencial no atingimento dessas metas. Por isso, quem não opta pela automação de processos fica para trás.

Entre as principais vantagens da automação estão a eliminação de tempo entre atividades; a melhoria na rastreabilidade dos processos; a produção de relatórios mais completos; o aumento da produtividade e a minimização de erros e falhas humanas.

Automatizar processos consiste em integrar a tecnologia às rotinas da empresa nas mais variadas frentes. É possível, por exemplo, utilizar softwares customizados para robotizar rotinas de trabalho antes desempenhadas por seres humanos, como coleta de dados, análise e captura de informações, digitação de textos, inclusão de dados em sites, entre outras funcionalidades.

Agora que você já conhece os principais benefícios da automação de processos, que tal aprender a implementá-la? Confira os tópicos abaixo!

Faça um planejamento

O primeiro passo para automatizar processos é fazer um planejamento. Liste todos os processos da empresa, analise um a um, converse com gestores e colaboradores e defina quais podem ser desempenhados por robôs. Feito isso, estabeleça prioridades. Caso não seja possível automatizar tudo de uma vez, veja quais tarefas são mais urgentes na automação e trarão mais benefícios com a utilização da tecnologia.

Mapeie todos os processos

Em seguida, mapeie todos os processos. Analise documentos corporativos de todos os setores, faça um rastreamento para detectar casos de retrabalho, identifique situações em que o processo produtivo é interrompido quando um funcionário falta ou precisa se concentrar em outra demanda, e veja qual atividade, após concluída, pode automaticamente implicar o início de outra tarefa.

Busque um sistema de robotização confiável

Após o planejamento e o mapeamento dos processos, é hora de buscar um software no mercado. Procure uma empresa que ofereça soluções customizáveis para atender a todas as suas demandas. Peça para conhecer cases de sucesso e escolha um sistema que ofereça consultoria na otimização dos processos.

Foque no cliente

Apesar de a automação de processos ocorrer para melhorar o fluxo de trabalho internamente, ela deve ser percebida pelos clientes da empresa. Explicite a eles que sua companhia investe em tecnologia e inovação para garantir processos mais eficientes e que gerem mais resultado. Uma maneira prática de mostrar os louros da modernização é elucidando a agilidade no atendimento e a rapidez na entrega de produtos ou serviços, entre outras.  

A robotização reduz os custos da empresa pois permite que os gastos com contratação e capacitação de funcionários sejam reduzidos ou mesmo eliminados. Além disso, faz com que a ocorrência de erros em razão dos trabalhos repetitivos e exaustivos caia consideravelmente.

Ademais, o tempo gasto na realização das tarefas é consideravelmente menor, os relatórios produzidos são mais completos e acurados e, principalmente, o capital humano da empresa pode ser direcionado para funções estratégicas que precisam ser desempenhadas por profissionais capacitados. Por todas essas razões, a automação de processos implica diretamente o aumento da produtividade e do lucro.

Agora que você já sabe como cortar custos com a automatização de processos, que tal aprender a criar e operacionalizar fluxos de trabalho? Leia nosso post e descubra como!

POSTS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO: